Saiba onde fica São Fernando

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Universidade das Crianças no Projeto Rondon

Criança adora fazer perguntas e muitas vezes ficamos perdidos sem saber responder corretamente.

A criança desde que começa a falar acredita que tudo tem uma explicação e não poupa perguntas para satisfazer a sua curiosidade, afinal ela está conhecendo o mundo e está deslumbrada com tudo que vê à sua volta.

Está num processo constante de aprendizagem e quanto mais o ambiente contribuir com seus estímulos, maior será o seu desenvolvimento. Os pais, a escola e as pessoas que fazem parte do convívio da criança têm fundamental importância neste processo, pois ao responder às perguntas fundamentando-as acaba abrindo possibilidades para outros questionamentos.

Para quem pensa que a criança que para de perguntar porque já passou da “idade dos por quês?” (como muita gente a define) está enganada, pois a curiosidade é nata no ser humano e a levamos pela vida afora. Muitas ações são motivadas pela curiosidade não importando a idade.

Quer participar? Então comece a perguntar!










O que é o Projeto?

A ciência pode estar no rádio, na televisão e no nosso dia-a-dia, de uma forma interessante e agradável. Essa idéia deu início ao Universidade das Crianças, um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, capital do Estado.
Poster de uma das animações

Em resumo: as crianças perguntam, pesquisadores da UFMG respondem, as respostas são discutidas e re-discutidas com as crianças em oficinas e, a partir deste “vai e vem” são produzidos curtas de animação e programas radiofônicos que são veiculados pela Rádio UFMG Educativa 104.5 FM.

Programas de áudio:

Agradecemos a Profa. Débora d’Ávila Reis (Insituto de Ciências Biológicas da UFMG) e ao Prof. Maurício Gino (Escola de Belas Artes) pela colaboração com o Projeto Rondon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário