Saiba onde fica São Fernando

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saiba mais da região do Seridó - Parte 02

Cultura e Artesanato

Bordado seridoense
A cultura está bem presente no dia-a-dia dos seridoenses. A arte de bordar nesta região do Rio Grande do Norte é sinônimo da imaginação e da pureza criativa das mulheres que vivem no mundo rural.

São diversos os tipos de bordados executados pelas artesãs do Seridó, desde os afamados e tradicionais bordados feitos em peças de linho aos de algodão: toalhas, panos, centros de mesa, lenços.

O bordado e a renda são o espelho da alma de quem os executa, buscando inspiração na natureza de contrastes, agreste ou suave, tons garridos e leves do sertão. (Fonte: Roteiro Seridó)



Gastronomia

Pratos da gastronomia seridoense
O sociólogo pernambucano Gilberto Freyre disse uma vez que "uma cozinha em crise significa uma civilização inteira em perigo de descaracterizar-se". Esse perigo o Seridó jamais conheceu, pois sua culinária sempre foi pujante e marcante, criando fama em todo o país. Da tradicional carne-de-sol aos famosos queijos de coalho e manteiga, passando pelos bolos e biscoitos artesanais, a gastronomia seridoense deixa qualquer um de água na boca.

A influência do povoamento pelos portugueses não poderia deixar de consolidar e perpetuar, na região, costumes tradicionais relacionados à cozinha e culinária que se expressam, na sua maior plenitude, na produção artesanal de bolos, biscoitos e licores típicos. (Fonte: Roteiro Seridó)


Vegetação

Vegetação do seridó (território do município de São Fernando)
Foto: Prof. Arttur Ricardo











O Seridó abriga a caatinga, bioma único no mundo, exclusivamente brasileiro. A caatinga é um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas. Ao caírem as primeiras chuvas no início do ano, a caatinga perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florida. (Fonte: Roteiro Seridó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário