Saiba onde fica São Fernando

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oficina de Teatro

"Engrenagem"
"Jogo do espelho"
Jovens, pré-adolescentes e adultos de São Fernando estão participando já há uma semana da oficina de teatro. Nesta atividade estão sendo desenvolvidos, sempre através de jogos e improvisações teatrais, elementos como concentração, integração, colaboração, trabalho em grupo, criatividade, auto-conhecimento corporal, respeito ao outro, relação palco e platéia, etc.

A aula inicia com um aquecimento e com jogos de concentração. Depois parte-se para jogos e atividades em duplas ou trios, como se pode ver no “Jogo do espelho”, nas imagens acima.

Após a parte inicial, são propostas improvisações em grupos, nas quais os grupos a partir de um indutor ofertado pela professora (que pode ser um lugar, uma situação, um conflito ou diferentes personagens), deverão criar cenas com início, meio e fim, sempre prestando atenção nas orientações do uso do espaço, do corpo e da voz, para que estas aperfeiçoem-se a cada vez que são realizadas.

Assim, através da prática de jogos e improvisações, com o fazer e o assistir (como sempre repito: aprende-se teatro assistindo aos colegas tanto quanto quando somos nós os atores!) os alunos e alunas apropriam-se de elementos básicos da linguagem teatral que poderão carregar consigo para o resto de suas vidas, tanto na prática artística que desenvolverão como em suas experiências como espectadores.

A oficina de teatro é ministrada pela professora Taís com assessoria dos rondonistas Anelize e Patrezi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário