Saiba onde fica São Fernando

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que fica?

Após duas semanas de muito trabalho e calor já estamos de volta às nossas casas, reacostumando às nossas rotinas.

Um turbilhão de emoções que ninguém nunca imaginaria que iria sentir foram esses quinze dias. Quinze dias muito longos e cansativos e ao mesmo tempo, muito curtos com muita gratidão e saudade.

Foi tudo tão intenso e tão forte. E quando acabou, parecia ainda não ter acabado. A cabeça ficou em São Fernando e ainda vaga por lá. Dá um aperto no coração e uma vontade imensa de voltar quando vemos as fotos e vídeos ou lembramos-nos dos inúmeros momentos lá vividos.

O belo entrosamento entre equipes possibilitou um ótimo desempenho do trabalho por nós planejado. Tornamos-nos amigos e principalmente grandes companheiros de trabalho.

A relação entre rondonistas e são-fernandenses foi ótima. Fomos muito bem recebidos, com direito a apresentação da banda filarmônica e muuuuita chuva! A princípio, os olhares eram meio desconfiados, afinal, éramos estranhos na cidade. Com o tempo, muitos sorrisos, bons dias, boas tardes e boas noites, conseguimos conquistar alguma confiança dos moradores. Estes, por sua vez, logo logo conquistaram também nossa confiança e carinho, pelo jeito caloroso e simples de nos tratar.

Logo, São Fernando já era também nossa cidade... Tínhamos, e ainda temos, amigos em cada esquina que por lá andamos. Ah, e se andamos... Mas o que realmente ficou?

Agora sim dá para entender porque no site do Ministério da Defesa existe a explicação de que o Projeto Rondon na verdade não é para as cidades, mas sim para os universitários. Não é possível transformar uma cidade em duas semanas, só plantamos sementes na esperança de que um dia elas floresçam.

Nós, rondonistas, no entanto, em duas semanas nos transformamos, abrimos mais a cabeça, conhecemos novas pessoas e culturas e diferentes modos de pensar. Éramos estudantes que foram ensinar e acabamos aprendendo muito mais que ensinando. Voltamos como cidadãos e, sobretudo, seres humanos certos de que aprenderemos um pouco mais sobre a vida em São Fernando.

A saudade que sentimos agora é a maior prova de que toda a preparação e trabalho duro valeram a pena!

Os momentos vivenciados, as experiências compartilhadas e, acima de tudo, as amizades construídas no dia-a-dia fizeram desses poucos dias os mais especiais em nossas vidas. "A distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento!".

Nunca esqueceremos os maravilhosos 15 dias que estivemos em São Fernando!

Texto: Ana Carolina 
            Erika Kelmer 
            Leandro Seixas

Um comentário: