Saiba onde fica São Fernando

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Rondon realizou projetos em 80 municípios no início deste ano

Natal, 07/02/2011 – O Projeto Rondon encerrou, em solenidades realizadas em Aracaju (SE), sábado (05/02), e em Natal (RN), domingo (06/02), as operações Rio dos Siris e Seridó, ambas compreendendo a realização de projetos de desenvolvimento econômico, social e de cidadania em 20 municípios de Sergipe e outros 20 no Rio Grande do Norte. As atividades realizadas, segundo o coordenador-geral do Projeto Rondon, brigadeiro-do-ar Rogério Luiz Veríssimo Cruz, tem como objetivo “reduzir as desigualdades sociais do País”.

O número de professores e alunos, chamados de rondonistas, engajados nessas duas operações corresponde a 800. No entanto, se computados outros 800 rondonistas que atuaram nas operações Carajás (Pará e Tocantins) e Zabelê (Piauí), o total de estudantes e professores que já operaram este ano em ações de saúde, educação, gestão de projetos e meio ambiente chega a 1600 em 80 municípios.

O brigadeiro Veríssimo destacou que o Rondon teve sucesso na tarefa de atender às necessidades de diversas comunidades do interior do Brasil. Essas comunidades, segundo ele, encontraram no Rondon uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre assuntos variados e relevantes para a realidade dos municípios atendidos, como o aperfeiçoamento de técnicas de higiene, prevenção de doenças infecto-contagiosas, manejo e reciclagem do lixo, treinamento de funcionários de prefeituras na elaboração de projetos, incentivo de pequenos empreendimentos e cuidados com crianças e idosos.

“Tivemos êxito em superar dois obstáculos fundamentais”, afirmou o brigadeiro Veríssimo, ao se referir primeiramente ao teste da estrutura operacional e de apoio logístico (este último realizado pelo Exército). O teste demonstrou que o Rondon está plenamente capacitado a acompanhar e cuidar de 1600 professores e alunos espalhados por cinco Estados.

O segundo desafio consistiu em buscar o entrosamento entre as 160 equipes de rondonistas que atuaram nas operações (cada equipe é formada por 8 alunos e 2 professores) e os representantes do poder municipal e lideranças. Conforme lembrou o brigadeiro Veríssimo, sem esse entendimento não é possível levar à frente os projetos do Rondon, já que um dos fundamentos do programa é enfrentar os desafios por meio da estreita cooperação entre rondonistas e autoridades municipais. “Esta parceria é importante porque permite que, uma vez concluída a operação, os conhecimentos deixados pelos rondonistas continuem sendo transmitidos às comunidades pelos multiplicadores locais”, disse o brigadeiro.

Para dar uma dimensão do trabalho empreendido pelo Rondon, o brigadeiro Veríssimo fez uma analogia do projeto com os versos iniciais de “Os Lusíadas”, de Luis de Camões. Diz o poema:

“Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram”.

Para o brigadeiro Veríssimo, a ilação entre o poema e o Rondon está implícita nos riscos e vicissitudes enfrentados por rondonistas nos 80 municípios visitados (“Em perigos e guerras esforçados”). Igualmente presente no poema, conforme lembrou o coordenador geral do Rondon, está a expressão “gente remota”, que pode ser aplicada às localidades visitadas pelos rondonistas, nos pontos mais distantes do País. Já a expressão “Novo Reino” pode ser comparada ao objetivo do Projeto em estabelecer um País socialmente mais equânime.

O Projeto Rondon tem o apoio do Comitê de Orientação e Supervisão (COS), formado pela Secretaria Geral da Presidência da República e oito Ministérios. Estiveram presentes nas cerimônias de encerramento das Operações Rio dos Siris e Seridó os seguintes integrantes do COS: Liliane Paulino Alves da Cruz, Ministério do Esporte; Ana Maria Pereira de Souza de Araújo Cunha Alves, Ministério da Saúde; e Joaquina Maria Vidal de Souza Nóbrega, Ministério da Educação;

Também participaram do encerramento, como convidados, o representante do Ministério das Relações Exteriores, Alisson Souza Gasparete, a da União Nacional dos Estudantes (UNE), Viviane Lima. A participação do Itamaraty tem como objetivo conhecer a metodologia do Projeto Rondon para uma possível aplicação da idéia nos países de língua portuguesa.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon atua com a participação voluntária de estudantes universitários que desejam realizar projetos de desenvolvimento sustentável, abrangendo comunidades do interior do País. O objetivo das ações é levar os estudantes e professores a entender melhor a realidade brasileira e contribuir para a elevação do bem-estar da população.

Para que possam participar das operações, as instituições devem submeter à Coordenação do Rondon os projetos que pretendem realizar, tendo em vista as características de cada município.

Texto: José Romildo
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070/71
Publicação extraída do site do Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário