Saiba onde fica São Fernando

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Professores e estudantes da UFMG participantes do Projeto Rondon retornam hoje do Nordeste

rondon.JPG
Grupo do Projeto Rondon visita agricultores
Foto: Marcos Ernani Prezotto (UFPel)

Um grupo composto por oito alunos e dois professores da UFMG retorna hoje para Belo Horizonte, após mais de duas semanas participando do Projeto Rondon em São Fernando (RN). 


O grupo, com apoio da Pró-reitoria de Extensão, deixou a capital mineira no dia 22 de janeiro para se juntar à Operação Seridó, que abrangeu 16 municípios.


Entre as atividades desenvolvidas, foram oferecidas à comunidade de São Fernando aulas de informática, oficinas de incentivo ao uso de bibliotecas e produção de teatro e maquiagem, palestras sobre saúde bucal, saúde da mulher, combate à dengue e direitos humanos.

 Além disso, foi criado um cineclube para a cidade. Os estudantes da UFMG atuaram em conjunto com um grupo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A equipe enviada pela UFMG foi composta pelas estudantes Ana Carolina Rocha e Jéssica Pinto da Silva (Cinema de Animação e Artes Digitais); Thiago Almeida e Camila Castro (Turismo); Rafael Marques e Érika Sacramento (Ciências Biológicas); Leandro Bicalho (Engenharia de Minas) e Leandro Ribeiro (Engenharia Mecânica).

O grupo é orientado pelos professores Rosilane Mota e Arttur Ricardo, ambos do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema, da Escola de Belas-Artes.

Projeto Rondon
O Projeto Rondon foi criado em 1967, extinto em 1989 e reativado em 2005. É realizado semestralmente pelo Ministério da Defesa, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, e desenvolve trabalhos sociais nas regiões mais carentes do Brasil.

A primeira edição de 2011, que contou com as operações Seridó (RN), Carajás (PA), Zabelê (PI) e Rio dos Siris (SE), foi a primeira a contar com a participação da UFMG desde a reativação do projeto.

Texto extraído do site da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário