Saiba onde fica São Fernando

quinta-feira, 5 de maio de 2011

São Fernando e as recentes chuvas.


Um dos motivos de maior alegria para os nordestinos, a chuva, veio e fez o Açude Público Municipal Juvenal Medeiros em São Fernando - RN sangrar. Isso ocorreu no dia 24 do mês passado e foi festejado por muitos moradores da cidade. A mesma festa que outros tantos nordestinos fizeram quando viram a mesma cena se repetir em suas respectivas cidades. Só que agora a chuva não parou e o que antes era felicidade tornou-se alerta para toda a região do Seridó (a mesma onde se encontra a cidade de São Fernando).

O Nordeste ficou conhecido em todo o Brasil como a região mais seca do país, principalmente quando se registra que em 1970 houve uma destas secas que durou 5 anos, depois veio a de 1981 que durou mais cinco anos, e também a de 1992/1993 que foi a maior pelo sofrimento e pelo descaso das autoridades.

Agora, o que se vê é "chuva pela manhã, chuva à tarde e chuva à noite" coutou-me o filho do Vice-Prefeito Joseildo Fernandes, o Jonatan Fernandes. Até o presente momento a cidade ainda não teve consequências trágicas, mas o alerta está em toda a região do Seridó "porque existem algumas barragens que estão em risco. Se elas se romperem o rio Seridó é próximo da cidade e tem um trecho do rio que está no no mesmo nível que a cidade" continua Jonatan.

O risco existe. Entretanto, com a mesma fé que o nordestino sempre teve, o povo de São Fernando aguarda o cessar da chuva. Rezamos para que a mesma continue apenas para o benefício dos moradores de São Fernando e também do Nordeste. Digo isso porque, como nordestino que sou, e sabendo de nossa história, o nordestino está "acostumado" com a seca. Enchente não faz parte de nossa história - ou melhor, não fazia. 

Texto: Arttur Espindula com a colaboração de Jonantan Fernandes.